Manifestação

Moradores demonstram indignação com buracos no Passo do Salso e Sítio Floresta

Más condições das vias causaram desvios no transporte público em ambos os bairros; problema foi motivo de protesto na quinta-feira (30)

Foto: Carlos Queiroz - DP - Buracos são motivo de insatisfação dos moradores

A buraqueira, que é motivo comum de reclamação da comunidade, está causando as mais diversas reações na população pelotense. No Passo do Salso e no Sítio Floresta, locais em que o problema afetou a rota do transporte público nos últimos dias, houve manifestação pedindo melhorias e até moradores tapando os buracos por conta própria.

Na rua Vereador Paulo Aci Teixeira, no Sítio Floresta, a indignação com a condição da via levou os vizinhos a assumirem o serviço e taparem um buraco que ocupava toda a largura da rua. "Um [vizinho] conseguiu o cascote e pagou o caminhão pra trazer até aqui e nós pagamos a máquina. Tiramos do bolso pra resolver e mesmo assim não resolveu tudo, porque queríamos arrumar os outros também, mas o buraco era tão grande que usou a carga inteira [de aterro]", conta uma das moradoras, Natália Behling. O grupo gastou, pelo menos, R$180 para resolver o problema.

Apesar disso, o transporte coletivo, que deveria passar pela rua, continua fazendo um desvio por conta de outros trechos em más condições. "Mesmo que os moradores tenham arrumado aqui, o ônibus não tá passando ainda. Eu consigo caminhar, mas tem meu vô e minha vó, que são idosos, e não conseguem caminhar até lá pra pegar um ônibus que devia passar muito mais perto", ressalta a vizinha, Francine de Souza.

Manifestação no Passo do Salso

No Passo do Salso, na entrada da rua Lauro Ribeiro, as condições das vias foram motivo de uma manifestação na manhã de quinta-feira (30). Um grupo de cerca de 20 moradores espalhou galhos e pneus na rua e impediu a passagem de dois ônibus. "A gente está pedindo providências da Prefeitura e da Prati, para que a gente volte a ter ônibus e tenha condições de trafegar nas estradas, não só de ônibus, mas de carro e moto também", diz uma das moradoras, Carla Aldrighi, que afirma que há mais de uma semana moradores da Vila Nova e Leitaria tiveram que caminhar cerca de três quilômetros pra chegar no ponto mais próximo de ônibus por conta de desvios na rota.

Os manifestantes relatam que a buraqueira, além de ser um problema antigo, afeta a comunidade escolar da Emef Antônio Joaquim Dias e até mesmo atendimentos de saúde. Segundo eles, o Samu precisou prestar atendimento no bairro recentemente e enfrentou dificuldades para chegar no local. "Meu pai tem 75 anos, mora aqui desde que nasceu e essa estrada é ruim desde sempre. Faz pelo menos 75 anos que essas estradas são ruins", diz Julia Peters, outra moradora. "Na escola, as crianças não conseguem ir à aula em dias de chuva porque fica intransitável", complementa.

O que diz a Prefeitura?

No Passo do Salso, o protesto chamou a atenção da Prefeitura. A secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro, esteve no local ao fim da manifestação e conversou com as lideranças da comunidade para explicar as ações da administração. Lúcia explicou que o patrolamento do local estava programado para a quarta-feira, porém a chuva não possibilitou o trabalho, sendo transferido para quinta, quando foi feito o patrolamento total do Passo do Salso, assim como da Vila Governaço, da rua Lauro Ribeiro e demais áreas próximas. As linhas de ônibus foram liberadas e voltaram ao itinerário normal.

Ao DP, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) também informou que irá receber patrolas alugadas que servirão de reforço para a frota e manutenção geral do Município. Além das patrolas, a Ssui também adquiriu saibro, via compra emergencial, e irá priorizar as linhas de ônibus, sendo a do Passo do Salso a primeira no cronograma de manutenção. Conforme Lúcia, nos próximos dias, com a chegada das máquinas locadas, serão realizados mutirões de manutenção e melhorias em todos os bairros da cidade.

Desvios por más condições das vias em Pelotas

- Areal Circular: Vai pela Magda Costa até o fim, manobra e volta por ela > Sotero do Reis> Luiz Alves Pereira> Barão de Corrente> Domingos de Almeida.

- Bom Jesus Esquerda: Rua 8 > Av Ulysses Silveira > Rua 7 > Mario Peiruque > Boa Ventura Leite > Itinerário normal.

- Gotuzzo: Não está atendendo a Herbert Hadler, desviando pela Lifemed, Felisberto e indo pelo BR.

- Sítio Floresta: Faz a manobra nos apartamentos> Rua Abrilino Ferreira Cardoso > Rua Arthur Raubach e segue o itinerário normal.

- Pestano: Rua 10 > Leopoldo Brod.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em sete dias, 2,35% dos inadimplentes pagam as dívidas com IPTU Anterior

Em sete dias, 2,35% dos inadimplentes pagam as dívidas com IPTU

Pelotas volta à lista dos 100 municípios com maior índice de Aids Próximo

Pelotas volta à lista dos 100 municípios com maior índice de Aids

Deixe seu comentário